Sabemos que a influência da cultura italiana está enraizada no Brasil e se manifesta em diferentes âmbitos, das artes visuais à gastronomia. Não é diferente com a música, que estreita ainda mais os laços transcendentais entre os dois países aos explorar as possibilidades sonoras que a proximidade entre o português e o italiano, duas línguas latinas, permitem. Assim, diversas canzoni vindas da terra de mestres como Domenico Modugno se tornaram canções brasileiras, muitas delas com grande sucesso. Relembramos a seguir alguns exemplos.
RENASCER / MOLTIPLICATO – TONY CANTO E KABALLÀ / vers.: RONALDO BASTOS
Apresentadas em duetos com grandes nomes da música brasileira, cinco canções do repertório do cantor e compositor italiano Tony Canto ganharam versões em português no EP Moltiplicato – Brasil, lançado recentemente pela Dubas. A faixa-título, que na versão em português brasileiro de Ronaldo Bastos recebe o título Renascer, tem a tocante participação de Mariana de Moraes. Esta canção, assim como todo o EP Moltiplicato – Brasil, mostra a paixão de Tony Canto por nossa música moderna, indicando a enorme influência que ela exerce entre artistas italianos e no mundo afora.
TURUTURU – CIRO ESPOSITO, FRANCESCO BOCCIA e GIADA CALIENDO / vers.: RICARDO MOREIRA
Composição de Ciro Esposito, Francesco Boccia e Giada Caliendo, a canção italiana Turuturu ficou em terceiro lugar na categoria Prêmio Jovem do Festival de Sanremo, de 2001. No mesmo ano, sob o título “Quando Você Passa”, a versão em português, assinada por Ricardo Moreira, se tornou um dos maiores sucessos da carreira da dupla pop Sandy & Júnior. Em 2010, a cantora Maria Gadú regravou a canção com participação de Sandy para o seu CD/DVD Multishow ao Vivo.
EVA – GIANCARLO BIGAZZI E UMBERTO TOZZI / VERS.: MARCOS FICARELLI
A versão de Marcos Ficarelli para a composição de Giancarlo Bigazzi e Umberto Tozzi é sem dúvida um dos sucessos mais duradouros da música brasileira. Apresentada ao público pela primeira vez pelo banda Rádio Taxi, a música se tornou praticamente um hino da Banda Eva e do carnaval baiano.
L’ITALIANO – TOTO CUTUGNO E CRISTIANO MINELLONO / vers.: CARLOS COLLA
Composição de Toto Cutugno e Cristiano Minellono, “L’italiano” tornou-se um grande sucesso desde seu lançamento no início da década de 1980. A letra original, que expressa o imenso orgulho de ser italiano de uma maneira nada contida, também foi uma das mais cantadas quando a Azzurra conquistou a Copa do Mundo em 2006. Mas nem este imparcial tom nacionalista impede que a música tenha versões em vários países tão diferentes entre si quanto Israel e Vietnã. Sob o título “Faz de Conta” na letra de Carlos Colla, a canção se tornou um hit da música sertaneja, presente no repertório de artistas como Eduardo Costa, José Augusto e a dupla Gian e Giovani.