Para comemorar o Dia do Disco, aí vão 9 verdades e 1 mentira sobre o encantador universo da música analógica.
- A data comemorativa foi escolhida para homenagear Ataulfo Alves. O sambista, que morreu no dia 20 de abril de 1969, era um apaixonado colecionador de discos.
- Lançado comercialmente na década de 1940, o disco de vinil foi prontamente adotado em substituição ao disco de goma-laca (de 78 rotações), extinguindo-o completamente nos anos seguintes.
- O vinil mais vendido em todos os tempos é Thriller, do Michael Jackson, lançado em 1982.
- O maior colecionador de discos é brasileiro e tem mais de 5 milhões de peças em sua coleção.
- O som chiado cultuado por muitos não é uma característica normal dos vinis. É, na verdade, decorrente de arranhões e sujeiras presentes no disco.
- Até 2015, os vinis rendiam mais para artistas e gravadoras dos EUA do que a música digital.
- No ano passado, houve períodos em que a receita alcançada pela compra de discos ultrapassou e de downloads de música no Reino Unido.
- As sondas Voyager carregam pelo espaço sideral discos de ouro com a gravação de vários sons produzidos pela espécie humana.
- Recentemente, um exemplar do “White Album”, dos Beatles, foi leiloado por cerca de 3 milhões de dólares. O disco em questão pertencia (apenas) ao baterista Ringo Starr.
- Assim como esta corrente, o vinil é hoje em dia uma moda passageira que tende a desaparecer completamente em pouco tempo.