Fernando Brant compôs canções eternas, alguns dos principais clássicos da música brasileira.
Suas parcerias com Milton Nascimento, Lô Borges, Tavinho Moura, Geraldo Viana, entre muitos outros, alcançaram os quatro cantos do planeta. Com uma trajetória marcada também pela defesa dos direitos do autor, Brant fundou ao lado de Ronaldo Bastos a Editora 3PONTAS cujo catálogo reúne canções de grandes compositores.
Fernando Rocha Brant nasceu em Caldas (MG), em 9 de outubro de 1946. Filho de pais mineiros, aos cinco anos mudou-se para Diamantina e, aos 10, foi para Belo Horizonte. Seu envolvimento com música e literatura aumentou quando cursava a faculdade de Direito. No início dos anos 60, conheceu o amigo Milton Nascimento. Em 1967, Milton conseguiu convencer o então hesitante Brant a escrever sua primeira letra. Era “Travessia“, composição que, no mesmo ano, ganhou o segundo lugar no II Festival Internacional da Canção, no Rio de Janeiro, funcionando como o estopim da carreira de sucesso de Milton. Em 1969, iniciou a carreira de jornalista na revista “O Cruzeiro”. Nesse mesmo ano, em Belo Horizonte, Brant e os amigos começaram a articular um movimento que se tornaria o Clube da Esquina.
De lá para cá, compôs com Milton Nascimento, Tavinho Moura, Toninho Horta, Wagner Tiso, Lô Borges, Beto Guedes, Robertinho Brant, Flávio Venturini, Dori Caymmi e outros – mais de trezentas canções. Em parceria com Milton compôs clássicos como ‘San Vicente’, ‘Saudade dos Aviões da Panair’, ‘Ponta de Areia’, ‘Maria, Maria’, ‘Canção da América’ e ‘Nos Bailes da Vida’. Foi e é gravado por importantes intérpretes brasileiros e estrangeiros como Milton Nascimento, Elis Regina, Gal Costa, Simone, Nana Caymmi, Fafá de Belém, Joyce, Gonzaguinha, Beto Guedes, Lô Borges, MPB-4, Ney Matogrosso, 14 Bis, Tavinho Moura, Sarah Vaugh, Paul Simon, Björk, Wayne Shorter, Tony Bennet, Mercedes Sosa e Sérgio Mendes.
Em 1997, Tavinho Moura e Brant produziram o disco “Conspiração dos Poetas”, que apresenta parte de sua vasta obra conjunta. Trata-se também da celebração à amizade entre os dois artistas. Lançado em 2002, Outubro – Colecionave Fernando Brant reúne composições do autor na voz de seus principais intérpretes. Um tributo que expõe a força e a amplitude da obra do autor.
Brant também escreveu os roteiros e letras para os espetáculos ‘Maria, Maria’ e ‘Último Trem’, encenados pelo Grupo Corpo, para o musical ‘Manoel, O Audaz’ e para musicais do grupo de teatro Ponto De Partida; roteiro e diálogos do curta-metragem ‘Os Irmãos Piriá’; além de canções para trilhas de diversos filmes nacionais e novelas. Criou, juntamente com Tavinho Moura, o espetáculo “Fogueira do Divino”, uma ópera popular brasileira.