A originalidade é parceira do inesperado e do incomum. Por ampliarem os limites da compreensão, quando bem sucedidas, ideias originais fazem ainda mais sentido do que as convencionais. Mais do que tudo, a originalidade se destaca, salta aos olhos. Nos trechos a seguir, o som e os demais elementos de cada cena, embora façam parte de uma coisa só, não chegam a se fundir completamente. É possível notar como as músicas têm uma parcela independente de contribuição para o que se pretende dizer. Isso caracteriza uma escolha original e bem sucedida!

 

Resultado de imagem para o lobo de wall street cartaz

O Lobo de Wall Street | Gloria (Umberto Tozzi)

Gloria”, de Umberto Tozzi, é uma canção popular, de ritmo animado e com um romantismo tipicamente italiano. Na letra, Gloria é a mulher amada e também a extrema sorte. No filme “O Lobo de Wall Street”, dirigido por Martin Scorsese, a trajetória do protagonista, com seus altos e baixos, é pontilhada por muitos momentos gloriosos. Mas, contrariando o óbvio, a composição de Tozzi aparece no filme em uma situação de enorme desespero. Causa estranheza ao espectador que se ouça a canção justamente quando personagens estão prestes a morrer em um naufrágio (confira aqui). Começamos a imaginar que tudo não passa de um delírio induzido por uso de drogas. Em um lance de sorte, tudo termina bem, e a música ganha outra contextualização. Em uma única cena, a trilha significa surpresa, delírio e ambiguidade, até que, por fim, tudo alcança uma realidade inesperada. Assim como em outros momentos, este trecho do filme ajuda a construir a narrativa de que a vida do personagem principal nem sempre é o que parece ser.

 

Resultado de imagem para Amigos, Amigos. Danette à parte

Danette | Canção da América (Milton Nascimento e Fernando Brant

O que pode haver de original em usar uma música que fala de amizade em uma campanha publicitária que tem como conceito o mesmo tema? A forma. Canção e propaganda abordam o mesmo tema, mas de maneiras bem diferentes. A agência Young&RubicamBrasil apostou nessa diferença para reforçar o significado que pretendia alcançar com o slogan “Amigos, Amigos. Danette à parte”. Isso porque, composição de Milton Nascimento e Fernando Brant, “Canção da América” alça a amizade a um patamar solene, um sentimento maior do que o tempo e a distância. O vídeo desconstrói esta aura sagrada ao inserir a música e o grande mestre Milton Nascimento em contextos cotidianos, apontando para o desfecho que prova que, se o motivo for justificável, mesmo as melhores amizades podem sofrer abalos.

 

Resultado de imagem para a grande beleza cartaz

A Grande Beleza | Mueve La Colita (El Gato DJ)

O filme “A Grande Beleza”, de Paolo Sorrentino, aborda a decadência da atual High Society na cidade de Roma. Já nas cenas de abertura, o longa-metragem retrata uma grande festa em que os convidados (quase todos homens e mulheres ricos de meia idade) dançam ao som do hit Mueve La Colita, de El Gato DJ. Os descompassos entre as figuras dos personagens, o cenário luxuoso e a música que embala os passos coreografados indica a “breguice” se sobrepondo à elegância. Portanto, a trilha não está apenas preenchendo um espaço. Ela é parte importante do que o diretor quis expressar com essa cena. Não bastasse isso, em determinado momento, a música desacelera, o tempo parece descontinuado, para que o personagem principal do filme se apresente ao público, sem precisar sair daquele ambiente que o define tão bem. Confira!

 

audio/ visual
01 /
3